Dor crônica: O que é, causadas e formas de tratamento
No Brasil, a dor crônica é um problema de saúde pública. Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), cerca de 37% da população brasileira convive com algum tipo de dor crônica.
As dores nas costas podem ter origem por variadas causas.
Essa patologia é hoje um dos problemas cada vez mais frequentes, sendo uma das grandes queixas em consultórios e também uma das causas de afastamento do trabalho.
As dores na coluna em regra afetam cerca 90% da população em todo o mundo e por isso, é uma condição que requer atenção.
A dor costuma afetar não somente pessoas de idade avançada, mas também os jovens por conta do número de horas que passam na mesma posição ou em posturas incorreta.
Continue a leitura deste artigo para saber mais.
As dores na coluna como conhecemos, se refere ao conjunto de manifestações incomodas que acometem a região inferior da coluna lombar.
Não se trata propriamente de uma doença, propriamente dita, mas um sintoma de problemas clínicos diferentes.
Assim, essas dores podem estar sendo provocadas por inúmeros fatores, inclusive localizados em outros pontos do corpo (dor referida), visto isso, essa dor pode ser de dois tipos: aguda ou crônica.
E para um correto diagnóstico e posteriores tratamentos para dores na coluna, a ida ao médico é fundamental.
Afinal de contas, a consulta com um ortopedista é aconselhada, pois o médico irá solicitar exames de imagem e depois de ver os resultados decidir pelo tratamento adequado.
Uma boa notícia é que nem sempre as dores na coluna são graves, sendo principalmente devido à má postura, esforços repetitivos e sedentarismo.
Mas fique atento, quando a dor se tornar muito forte, atrapalhando a realização das atividades do dia a dia ou quando não “sara” com o passar do tempo, é primordial buscar um médico.
Assim, serão necessários exames, para que os sintomas sejam avaliados e, desta forma, possa ser identificada a causa e iniciado o tratamento.
Então não deixe de investir em uma prevenção com a adoção de uma rotina saudável com a prática de exercícios físicos regulares, alimentação adequada e ergonomia.
Ao primeiro sinal de dores na coluna, algumas atitudes podem ser tomadas para controlar o desenvolvimento para uma condição mais grave.
Como:
Existem diversos fatores que podem desencadear dores na coluna, tais como:
Trata-se de uma das principais razões para o desencadeamento e até agravamento do problema, afinal, hábitos incorretos de postura ao deitar ou realizar uma atividade do dia, podem acarretar em problema na coluna.
A degeneração dos discos intervertebrais também pode causar dor lombar crônica e até mesmo limitação dos movimentos na região lombar, sendo causada pela perda da integridade dos discos com o passar dos anos.
Os traumas por esportes de contato, quedas e acidentes podem lesionar os músculos, ligamentos e tendões, provocando dor de coluna.
A lombalgia é caracterizada pela dor no final da coluna e pode ser causada por infecções, inflamação, sedentarismo, erro postural, obesidade, osteoporose, traumas, estiramento muscular, hérnia de disco, artrose e artrite.
As modificações na curvatura da coluna podem ocorrer devido a diversos fatores e podem ocasionar sérias dores na coluna.
Enfim, as dores na coluna podem ter vários tipos e tratamentos, onde geralmente o tratamento é conservador, a não ser em casos mais graves.
Por segurança, é sempre importante prezar por se consultar com um especialista logo ao primeiro sinal de dor na coluna.
Somente o médico será capaz de indicar a melhor forma de tratamento para dor na coluna.
Precisando de ajuda conte com a ajuda da equipe do Dr.Luis Sombra.
No Brasil, a dor crônica é um problema de saúde pública. Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), cerca de 37% da população brasileira convive com algum tipo de dor crônica.
Descubra o caminho para uma vida sem dor! Neste novo artigo abordamos tudo o que você precisa saber sobre lombalgia, uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Desde as causas comuns até estratégias eficazes de prevenção e tratamento, desvendamos os mistérios da lombalgia para que você possa retomar o controle da sua saúde.
Comumente relacionados à síndrome dolorosa miofascial, os trigger points ou pontos Gatilho são pontos dolorosos que surgem dentro de uma banda muscular tensa. Levam a uma resposta anormal da musculatura onde se encontram e podem provocar dor, rigidez e sensações anormais como formigamento, queimação e perda de força. Estes pontos se formam quando as fibras musculares são sobrecarregadas, gerando assim um agrupamento de contraturas e nós musculares. Estes pontos são geralmente detectados por profissionais da saúde, como médicos e fisioterapeutas, através da palpação do local doloroso.
Hospital Gastroclínica.
Av.Santos Dumont, 3371.
(85) 34868735 - (85) 34868724