Dor crônica: O que é, causadas e formas de tratamento
No Brasil, a dor crônica é um problema de saúde pública. Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), cerca de 37% da população brasileira convive com algum tipo de dor crônica.
As Doenças da coluna vertebral conhecidas como doenças degenerativas são as patologias mais comuns a acometer esse segmento do esqueleto. Dentre elas podemos citar as hérnias de disco, a artrose facetária, a degeneração discal, as espondilolisteses e as estenoses de canal.
O principal sintoma desse grupo de doenças da coluna é a dor, que pode irradiar ou não para outras partes como membros superiores, inferiores e região glútea a depender do local da doença.
Alguns fatores contribuem de forma significativa para o surgimento dessas doenças da coluna vertebral, como o envelhecimento, excesso de peso, má postura ou hábitos errados.
Continue a leitura para saber mais.
Diante da suspeita de quaisquer doenças da coluna vertebral, é aconselhável que se consulte um ortopedista, principalmente se houver dor persistente na região cervical, das costas, lombar ou região glútea.
Como também sensação de ardência ou queimação ou dormência nos braços e pernas, de tal forma que o profissional deve ser procurado para que assim possa indicar um tratamento, que pode ser:
Além das sintomas citados acima, existem algumas condições que, se presentes, indicam a necessidade de procurar um profissional especialista em doenças da coluna vertebral, quando:
Agora que você já sabe quais os principais motivos que levam um paciente a procurar um ortopedista, precisa saber quais são doenças da coluna vertebral que mais afetam as pessoas.
Certamente, a hérnia de disco é um dos principais diagnósticos entre as doenças da coluna vertebral.
Como dito anteriormente, a hérnia de disco pode surgir nas regiões lombar, cervical ou torácica da coluna.
Esse problema surge quando há um deslocamento do conteúdo gelatinoso presente dentro do disco vertebral para fora do mesmo, o que comprime e irrita as raízes nervosas que se localizam nas proximidades do disco intervertebral e leva ao surgimento de dor e/ou dormência.
Para saber mais acerca do surgimento das hérnias de disco, você pode acessar o seguinte artigo.
Uma das principais queixas dos pacientes em relação à hérnia de disco, é a dor, que pode acometer apenas a região em que está localizada, como também irradiar para os membros.
Um dos primeiros passos do ortopedista para tratar a hérnia de disco do seu paciente é prescrever o uso de medicamentos para reduzir a dor e a inflamação associado ao tratamento fisioterápico.
Em situações de falha do tratamento inicial, pode-se fazer uso de infiltrações, bloqueios ou cirurgia a depender de cada caso.
A Artrose é mais uma das inúmeras doenças da coluna vertebral que afetam uma grande parcela de pacientes.
O desgaste e o envelhecimento, é o que dá origem a esse problema, que pode surgir em qualquer lugar da coluna.
Além da dor, a artrose na coluna pode causar rigidez e dificuldade para a realização de movimentos como sentar, levantar e agachar.
Embora seja mais comum em pessoas idosas, o processo do envelhecimento da coluna começa a partir dos 20 anos, o que faz com que qualquer pessoa possa apresentar esse tipo de problema.
O tratamento é inicialmente medicamentoso associado a tratamento fisioterápico.
Em situações de falha do tratamento inicial, pode-se fazer uso de infiltrações, bloqueios ou cirurgia a depender de cada caso.
Outra causa comum de dor na coluna, principalmente na região lombar.
O envelhecimento do disco intervertebral leva a uma diminuição da hidratação e perda do conteúdo gelatinoso do mesmo. Por conta disso, o disco torna-se doloroso e incapaz de suportar as cargas que é submetido com a nossa movimentação.
Comumente afeta as partes mais baixas da coluna lombar, podendo eventualmente atingir todos os discos em pacientes de maior gravidade.
Pode ser identificada em pacientes que sentem piora das dores ao sentar e alívio ao deitar ou ficar de pé.
O tratamento também é baseado inicialmente em remédios e fisioterapia.
Em situações de falha do tratamento inicial, pode-se fazer uso de infiltrações, bloqueios ou cirurgia a depender de cada caso.
A prevenção de doenças da coluna vertebral depende da adoção de práticas saudáveis para com a mesma.
Praticar atividades físicas regulares e manter uma postura adequada, quer seja deitado ou em movimento, assim como deixar seus músculos abdominais e paravertebrais fortes.
São importantes passos para a prevenção das doenças da coluna vertebral, que você pode começar a colocar em prática ainda hoje.
Saber mais sobre algumas doenças da coluna vertebral, bem como os sintomas mais comuns, ajuda a pessoa a identificar seu problema.
De tal forma que procure o quanto antes um ortopedista que te transmita a confiança para que dê início ao tratamento indicado para o seu caso.
Precisando de ajuda conte a ajuda de toda nossa equipe.
No Brasil, a dor crônica é um problema de saúde pública. Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), cerca de 37% da população brasileira convive com algum tipo de dor crônica.
Descubra o caminho para uma vida sem dor! Neste novo artigo abordamos tudo o que você precisa saber sobre lombalgia, uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Desde as causas comuns até estratégias eficazes de prevenção e tratamento, desvendamos os mistérios da lombalgia para que você possa retomar o controle da sua saúde.
Comumente relacionados à síndrome dolorosa miofascial, os trigger points ou pontos Gatilho são pontos dolorosos que surgem dentro de uma banda muscular tensa. Levam a uma resposta anormal da musculatura onde se encontram e podem provocar dor, rigidez e sensações anormais como formigamento, queimação e perda de força. Estes pontos se formam quando as fibras musculares são sobrecarregadas, gerando assim um agrupamento de contraturas e nós musculares. Estes pontos são geralmente detectados por profissionais da saúde, como médicos e fisioterapeutas, através da palpação do local doloroso.
Hospital Gastroclínica.
Av.Santos Dumont, 3371.
(85) 34868735 - (85) 34868724