Como já foi dito, o condicionamento físico é importante para a coluna vertebral, mas você já se perguntou quais atividades são mais indicadas para que esse objetivo seja alcançado?
Certamente, seja qual for a modalidade escolhida, caminhada, treino de musculação, Pilates, natação ou dança, você já estará dando um grande passo não apenas para a saúde da sua coluna, mas para todo o seu corpo.
No entanto, alguns exercícios físicos proporcionam mais benefícios para a melhora da musculatura, das articulações e consequentemente com o fortalecimento da coluna, tais como:
Exercícios de fortalecimento
Sem dúvida, os exercícios de fortalecimento são imprescindíveis para o condicionamento físico que é importante para a coluna vertebral.
Os principais músculos que devem ser trabalhados para proporcionar maior estabilidade para a coluna, são os abdominais e das costas.
Como resultado dessas atividades focadas na musculatura core, da qual falaremos adiante, o paciente terá mais facilidade de manter sua postura ereta, além de conseguir realizar as atividades diárias sem sentir dor.
Em outras palavras, os músculos fortalecidos vão oferecer maior apoio e proteção às articulações, prevenindo possíveis lesões às demais estruturas de suporte do nosso corpo.
Geralmente, para a realização dos exercícios de fortalecimento, são utilizados alguns acessórios como faixas elásticas, pesos livres, aparelhos de musculação, atividades aquáticas, entre outras.
Exercícios de alongamento
A manutenção da flexibilidade é também um importante fator para o condicionamento físico é importante para a coluna vertebral.
Visto que essa característica é fundamental para a realização de movimentos amplos das pernas, costas, braços e pescoço.
Para que as tensões e dores musculares sejam evitadas, o alongamento deve ser realizado antes e depois de atividades extenuantes, deixando seu corpo melhor adaptado para executá-las.
Antes de dar início aos exercícios de alongamento, é preciso saber ficar atento aos seguintes aspectos:
- A realização desse tipo de atividade deve ser diária;
- Os movimentos de alongamento devem ser bem amplos, porém, não devem causar dor, ao final de cada exercício é preciso relaxar;
- Recomenda-se que os exercícios de alongamento sejam feitos de forma lenta e suave;
- Movimentos bruscos devem ser evitados;
- Evite pular durante o alongamento, pois os músculos podem ser esticados ou lesionados;
- Em caso de dor durante o alongamento, é preciso parar imediatamente.
Exercícios aeróbicos
Além do fortalecimento do coração e pulmão, os exercícios aeróbicos promovem o aumento de energia, redução da pressão arterial, queima de calorias, perda de peso e melhora do sono.
Com tantos benefícios, esse tipo de atividade é fundamental para o condicionamento físico é importante para a coluna vertebral.
Dentre os exercícios aeróbicos que apresentam os melhores resultados, estão a corrida, natação, ciclismo, patinação e caminhada.
Todavia, muitas pessoas ainda não se sentem preparadas para realizar tais atividades, mas não precisam desanimar.
É possível incluir as atividades aeróbicas no dia a dia, de maneira simples, como nos exemplos a seguir:
- Escolher as escadas em detrimento do elevador;
Quando se deslocar a uma loja ou restaurante, deixe o carro de lado e vá caminhando; - Deixe o seu carro estacionado em um local mais distante do trabalho e finalize seu trajeto andando;
- Convide um amigo para caminhar ou andar de bicicleta juntos.
Não é preciso muito tempo na sua rotina para começar a sentir os benefícios dos exercícios aeróbicos, basta dedicar pelos menos 15 minutos durante 3 ou 4 dias da sua semana.
Normalmente, a sequência para a realização dos exercícios aeróbicos devem ser iniciada com alguns minutos de alongamento para aquecer e no final para relaxar o corpo.
Evitando assim o risco de lesões, além de reduzir a fadiga muscular e dor, que podem ocorrer se as etapas citadas forem negligenciadas.
Para quem está começando a praticar exercícios aeróbicos, é aconselhável priorizar as atividades de baixo impacto, como:
- Natação;
- Caminhada lenta na esteira;
- Ciclismo;
- Spinning.
Vale salientar a importância de consultar um educador e solicitar a orientação de um ortopedista especialista em coluna, principalmente se você não se exercita há muito tempo.
Ou possui alguma condição médica que o impossibilite de realizar atividades de alto impacto.
Portanto, fica a dica: se você não sabe por onde começar, não inicie qualquer tipo de atividade física sem a orientação do seu médico.